Obra de Rui Monteiro reconhecida com qualidade por docentes

Obra de Rui Monteiro reconhecida com qualidade por docentes

O ponto de vista foi expresso à margem da sessão de apresentação das obras “Quem me dera ser onda” e “As tranças” a comunidade estudantil da Faculdade de Letras, da Universidade Agostinho Neto.  

Em declarações à Imprensa, o docente universitário Arlindo Isabel, afirmou que o autor é uma das figuras mais importantes e incontornável da literatura angolana, pelo que tem contribuído na tradução e produção do imaginário cultural.

O docente realçou que as obras publicadas por Manuel Rui têm ajudado de maneira considerável as populações, elevando o nível de conhecimento académico e literário.

Por sua vez o vice-decano para a área científica da Faculdade de Letras, Petelo Nguinamau Fidel, afirmou  que as obras “quem me dera ser onda” e “As tranças” irão despertar as populações sobre a realidades das origens  dos antepassados e das culturas africanas em geral, levando as boas práticas de convivência social.

 O conjunto de obras literárias de Manuel Rui inclui textos de poesia e de ficção publicados desde 1967 até à presente data. É o autor do primeiro livro de poesia e do primeiro livro de ficção publicados em Angola após a Independência.

Galardoado com inúmeros prémios, Manuel Rui recebeu o Prémio Caminho das Estrelas 1980, pela emblemática obra "Quem Me Dera Ser Onda", já adaptada para televisão e teatro em Moçambique, Portugal e Angola, e agora publicada pela Mayamba Editora.

Em 2003, renunciou ao Prémio Nacional de Cultura na área da Literatura atribuido pelo conjunto da sua obra.

Os seus textos encontram-se traduzidos em diversas línguas destacando-se o umbundo, espanhol, francês, norueguês, hebraico e mandarim.