Cidadela desportiva acolheu o encerramento do FENACULT

Cidadela desportiva acolheu o encerramento do FENACULT

Construído na época colonial, o estádio, que passou por várias fases de remodelação, foi reinaugurado a 10 de Dezembro de 1981 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ocasião dos II Jogos da África Central. O imóvel tem actualmente capacidade para cerca de 30 mil espectadores, dos 65 mil previstos.

Presentes na cerimónia a ministra da cultura Rosa Cruz e Silva, Ministro da Juventude Muamdumba, o governador de Luanda Graciano Domingos entre outras individualidades.

Para o show de encerramento, o palco da Cidadela recebeu, vários grupos de danças entre eles, Yaka, Mutuenu, Tunga Zola, Kilandukilo, Ombenbwa, Kamatemba, Akixi  Cianda, Semba Muxima, e músicos da praça angolana entre eles, Yuri da Cunha, Yannick Afro Man, Waldemar Bastos, Paulo Flores, Bonga, Matadidi, Samanguana, Dérito, Proletário, Robertinho, Prado Paim, entre outros.

Foi um festival que satisfez todas as sensibilidades e gostos musicais.

No âmbito do Fenacult foram realizados vários colóquios com temas diferentes, não so em Luanda como a nível Nacional.

O Fenacult serviu como ponto de promoção da coesão, unidade e da diversidade cultural de Angola, bem como da preservação e divulgação da identidade nacional.

O Executivo pretende com o Fenacult, desenvolver as premissas para a implementação da política cultural em interacção e articulação com o sector público, privado e o terceiro sector, divulgar e valorizar as artes e manifestações culturais, populares e tradicionais, o consumo e a valorização dos bens culturais nacionais, mediante a criação de redes culturais a nível local, nacional e internacional.