Criada Associação Angolana de Teatro

Criada Associação Angolana de Teatro

De acordo com a acta produzida no encerramento do acto eleitoral a que a Angop teve acesso, o escrutínio contou com 114 votos a favor e 5 abstinência, num universo de 119 delegados provenientes de 10 províncias do País.

A direcção liderada por Adelino Caracol é composta por 16 artistas angolanos.

Assume a vice-presidência da AAT o actor Orlando Domingos, secretário-geral, Emmanuel Nkruma Paím, enquanto o dramaturgo José Mena Abrantes responde pela presidência da mesa da assembleia-geral.

Segundo a acta, ao longo do seu reinado, o elenco vai assumir um mandato de 4 anos renováveis e propõe-se ao estabelecimento de protocolos com outras associações angolanas, bem como a padronização e uniformização das ferramentas de gestão financeira e a efectivação do sistema de quota.

A mesma defende ainda a formação contínua dos quadros em arte, a institucionalização do Dia Nacional do Teatro, construção de uma sala para o efeito, a implementação de edição literária de peças teatral, do simpósio nacional, assim como os festivais provinciais e o prémio nacional de teatro.

A tomada de posse da comissão eleita está prevista para o dia 8 de Janeiro de 2015.

O acto contou com a presença de delegados das províncias de Luanda, Malanje, Bengo, Cuando Cubango, Cunene, Benguela, Huambo, Huila, Bié, Cuanza Sul e Cuanza Norte.