Hoji Ya Henda homenageado em livro

Hoji Ya Henda homenageado em livro

O político e escrito angolano, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, laça esta terça-feira 03 o livro intitulado “A PIDE na Rota de José Mendes de Carvalho, Hoji Ya Henda”.

Dino Matross disse que Hoji Ya Henda foi um grande comandante na luta pela liberdade e deu a sua vida para causa do povo angolano.

“José Mendes de Carvalho, conhecido por Hoji Ya Henda nas nossas lides política, foi um dos ícones da nossa guerrilha. Como jovem teve que interromper os seus estudos para se oferecer a luta de libertação de Angola. Deu o seu contributo e até que emprestou a sua vida as causas nobres do povo angolano e de Angola, por isso achamos que deveríamos lembrá-lo”, disse.

Dino Matross disse que a obra é dedicada a José Mendes de Carvalho e as figuras com quem Hoji Ya Henda trabalhou e conviveu.

“Nesta obra a figura central é Hoji Ya Henda, quis homenageá-lo, apesar de viver connosco, havia história que não conhecíamos, tive de fazer uma investigação quem era essa personalidade no nosso tempo, além dele, qual foi a sua formação, onde é que ele se formou, e falo aqui da Igreja Metodista Unida de Angola durante a era colonial exerceu um papel fundamental na luta de libertação, apoiou muitos nacionalistas, sacrificou muitos seus dirigentes, reverendos, foram treze mortos, e ele estudou nesta escola da Igreja Metodista, onde cresceu, viveu durante algum tempo, e os seus contemporâneos alguns deles estão aqui, com fotografias e tudo para a nossa juventude conhecer à sua história”, concluiu.