“ Os Kandengues deslifam no carnaval” mais uma obra de Cremilda de Lima

“ Os Kandengues deslifam no carnaval” mais uma obra de Cremilda de Lima

O livro de contos está relacionado com a celebração do carnaval de Luanda, centrando-se em histórias do Bairro Operário, onde um grupo de crianças forma um conjunto carnavalesco denominado “Os Kandengues do bairro operário”, que apesar das dificuldades e restrições impostas pelos mais velhos conseguem participar na maior festa popular angolana.

Durante a presentação da obra, a autora deu a conhecer que a história infantil pretende mostrar aos mais novos a importância da celebração do carnaval, bem como retratar momentos marcantes do Bairro Operário.

Segundo Cremilda de Lima, o livro tem como figura principal Wagiza, que com os outros rapazes do bairro formaram um grupo infantil que desfila na Marginal de Luanda. Constam também os personagens: tio Jacinto e avó Faustina, que aconselham os jovens sobre a importância do carnaval.
   
“Os Kandengues desfilam no carnaval” foi editado pela Leya /Texto Editora, com uma tiragem de dois mil exemplares, e pode ser encontrado nas várias bibliotecas e livrarias de Luanda.

O acto de lançamento foi ainda marcado pela exibição dos grupos de dança Os Palanquinhas e as Estrelinhas Aviluppa Kuimbila.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A kianda e o barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O tambarino dourado”.