No dia nacional da cultura Huambo ganha património histórico

No dia nacional da cultura Huambo ganha património histórico

O acto de classificação dos monumentos históricos do Huambo, A estação arqueológica do Feti, na comuna da Calima, as pinturas rupestres de Kaninguili, no município do Mungo, o forte do Kandumbo, no município da Chicala-Cholohanga, e a praça António Agostinho Neto, no centro da cidade do Huambo, contou com a presença da ministra da cultura Rosa Cruz e Silva, que se encontra na cidade do Huambo onde acontece o acto centra do dia nacional da cultura em Angola.

Feti é, é a mais antiga entre as quatro estações da idade de ferro existentes em Angola, as outras são a do Benfica (em Luanda), Dundo e Ricoco II (Lunda Norte).

O local reveste-se de grande interesse para a pré-história dos ovimbundo por ser, de acordo com a tradição, o lugar mais antigo da região centro e sul de África. Existe, na estação, disse Pedro Nambongue Chissanga, vários tesouros lendários enterrados, um dos quais pertencia ao último grande chefe da tribo matebele do Zimbabwe (de nome Lubengula) derrotado pelos ingleses em 1893.

Às pinturas rupestres de Kaninguili, existe desde o século IV. As pinturas estão inscritas nas chamadas Pedras Negras de Kaninguili, onde estão localizadas as antigas muralhas de Ombala e, de acordo com escavações arqueológicas realizadas em 1970, as pinturas têm entre sete a dez mil anos. Os desenhos são geométricos, representando cenas de caça, animais e figuras humanas.
O forte de Candumbo, a 25 quilómetros da cidade do Huambo, foi o palco da última batalha que culminou com a ocupação colonial do território do Huambo, em 1902, depois de vencida a resistência da população, sob comando do soberano Ndala Candumbo.

A praça António Agostinho Neto, uma homenagem ao fundador da nação, situa-se no centro da cidade do Huambo. O local foi construído entre 1935 e 1945. Antes da Independência Nacional era denominado Praça Manuel de Arriaga.

{flexiaudio}17784{/flexiaudio}