Palácio de Ferro em pleno funcionamento

Palácio de Ferro em pleno funcionamento

O Palácio de Ferro, situado na Baixa de Luanda, foi reaberto ao público este Domingo à tarde, em cerimónia presidida pelo governador provincial de Luanda.

Higíno Carneiro manifestou a sua satisfação em presenciar a reabertura deste monumento histórico, por ser ele que assinou a alguns anos, na altura dirigia a Comissão Administrativa de Luanda, o protocolo entre a Endiama e o Ministério da Cultura, que permitiu a restauração do património histórico.

A manutenção e a gestão do património, após as actividades da III Trienal de Luanda, foi uma das preocupações manifestadas pelo governador Higino Carneiro. Para a recuperação da estrutura, processo que contou com o patrocínio da Endiama e que teve a duração de dois anos, por ser um monumento histórico, classificado como património cultural do país, foram adoptados os critérios recomendados internacionalmente para a reestruturação de bens arquitectónicos de valor cultural.

Cornélio Caley, ao discursar em representação da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, considerou o monumento como um bem deixado pelos nossos ancestrais, pois, embora as iniciativas fossem das autoridades coloniais, as populações nativas executavam as obras erguidas nos territórios que hoje formam Angola.

O edifício tem este nome porque a estrutura é basicamente constituída em ferro, desde o tempo colonial.

O desenho é atribuído a Gustave Eiffel, o mesmo que desenhou a Torre Eiffel, em Paris, França.