No dia internacional dos Museus auditório Ecclesia sugere mais divulgação

No dia internacional dos Museus auditório Ecclesia sugere mais divulgação

O tema como incentivar nas pessoas a pratica de visitar museus foi posto em reflexão no fórum desta quarta-feira no âmbito do 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus - organismo da UNESCO) desde 1977.

A Atribuição de trabalhos de investigação sobre os museus aos estudantes dos diferentes níveis de ensino e mais divulgação pela Mídia, dos diferentes museus existentes são algumas das formas de incentivar as pessoas a prática de visitar os museus.

Angola conta neste momento com 13 museus em funcionamento, sob a égide do ministério da cultura

O Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, é talvez o mais importante museu de âmbito nacional existente no país, tendo sido criado em 13 de Novembro de 1976, um ano depois da proclamação da independência.

Fundado em 1936 pela antiga companhia de diamantes colonial, a Diamang, o Museu do Dundo (Lunda Norte) constitui uma referência que ultrapassa as fronteiras de Angola. De âmbito regional, o seu acervo retrata os hábitos e costumes dos lundas-tchokwé, um grupo que habita as actuais províncias da Lunda Norte e Sul.

Outro museu regional, mas que, na verdade, tem impacto nacional e internacional, é o Museu dos Reis do Congo, localizado na cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire., construído em 1901, era o palácio e residência oficial dos antigos reis do Congo.

A cultura material e espiritual dos ovimbundu é retratada no Museu Etnográfico do Lobito (litoral-sul do país). A instituição foi criada em 1969 para abranger as populações que habitam todo o planalto central de Angola, percorrido pelo Caminho-de-Ferro de Benguela

Além destes museus, existem ainda em Luanda o Museu da Escravatura, o Museu das Forças Armadas, o Museu de História Natural, o Museu de São Pedro da Barra, o Museu das Comunicações e o Museu da Moeda, inaugurado a 6 de Maio (2016) pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos,  localizado na marginal da cidade capital do país.