“A Acácia e os Pássaros” novo livro de Manuel Rui

 “A Acácia e os Pássaros” novo livro de Manuel Rui

O livro, editado pela Mayamba, chama ainda a atenção dos leitores para a importância da palavra escrita. A apresentadora do livro fez, na sua introdução, uma referência ao apelo do autor para a essência das pequenas coisas.

“A Acácia e os Pássaros” é ainda para Manuel Rui Monteiro um apelo à mudança de comportamento das pessoas e da própria sociedade. Partilha, solidariedade e humanismo são princípios fundamentais para a concretização desta transformação.

Para o autor, a mudança de comportamento vai ajudar também a criar ligações mais fortes entre as pessoas, assim como a chamar a atenção destas para a salvaguarda de alguns princípios tradicionais. “Os ventos do modernismo têm arrasado o tradicional, como a acácia que é destruída pelo asfalto”, lamentou. 

Conceição Lima disse que o romance, cujos personagens são Januário e Basílio, traz uma narrativa centrada na vida humana. Manuel Rui Monteiro, disse, explora, através da história do faminto Januário e do padeiro Basílio, as dificuldades da vida, quando a injustiça do mais abastado prejudica o pobre. “Por um pão que Januário queria Basílio o ataca e este ainda acaba na prisão”, contou.