Ministra da Cultura reúne-se com líderes da Irmandade dos Negros do Brasil

Ministra da Cultura reúne-se com líderes da Irmandade dos Negros do Brasil

O encontro aconteceu nesta Quarta-feira no Ministério da Cultura e além da Ministra Carolina Cerqueira, contou com a presença do Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias.

No fim do encontro, Dom Filomeno, espera que deste encontro venha um mais fluido entre os descendentes de Angola que foram para o Brasil no passado em circunstâncias bem conhecidas e nada agradáveis, “ hoje nos reencontramos homens livres quer de um lado da costa como do outro lado do oceano”.

Carolina Cerqueira afirmou que esta colaboração com a instituição brasileira reforça os laços culturais entre os dois países, dai a disponibilidade do ministério em colaborar para que haja mais documentos que demonstrem a ligação entre os dois Estados.

“ Ficou o compromisso de maior colaboração entre as  duas instituição no que toca a trocas de arquivos sobre a fundação da irmandade e a origem dos angolanos  que iniciaram com esta instituição religiosa no Brasil”.

O Padre Lazaro silva da Irmandade, que também participou no encontro, frisou que durante o encontro com a ministra, ficou afirmada a responsabilidade do ponto de vista institucional na recolha e prestação de dados para melhor de forma geral aquilo que diz respeito ao passado.