Vem aí a semana de arte e cultura para homenagear Agostinho Neto

Vem aí a semana de arte e cultura para homenagear Agostinho Neto

A semana de arte e cultura angolana realizar-se de 11 a 17 de Setembro em Luanda, coma a abordagem de temas sobre literatura, teatro, cinema, música, dança e artes plásticos em saudação ao primeiro presidente do país, António Agostinho Neto.

O evento, a decorrer no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), na capital do país, sob o lema “criar novos factos culturais”, vai homenagear o poeta da “Sagrada Esperança”, envolvendo estudiosos, jornalistas culturais, criadores de diversas artes e amantes da literatura angolana que debaterão assuntos de interesses do sector cultural.

De acordo com a nota da organização chegada à imprensa, durante a actividade serão abordados temas “O impacto da independência na produção literária"; "Evolução do teatro em Angola no pós-independência"; "A poesia de Agostinho Neto na Música Popular Angolana"; "História do Ballet Tradicional Kilandukilo"; "40 anos do cinema e da televisão angolana e Artes plástica angolana, tempo e memória”.

O certame, alusivo às comemorações do 17 de Setembro, reserva, ainda, apresentações de peças de artes cénicas, dança, espectáculos musicais e concertos diários, estando previsto actuações de Kizua Gougel, Banda Welwitchia, Ndaka Yo Wini, Gari Sinedima e Banda, entre outros cantores.

Durante a semana, haverá igualmente amostras de gastronomia de várias regiões de Angola, como predilecções de Agostinho Neto.

O evento é uma organização do Memorial António Agostinho Neto (MAAN), uma instituição dedicada a promover e divulgar os feitos do malogrado poeta e estadista angolano, cuja data de nascimento, 17 de Setembro, será o dia consagrado ao encerramento da Semana da Arte e Cultura Angolana.