No dia dos monumentos e sítios reinaugurado Fortaleza de Kambambe

No dia dos monumentos e sítios reinaugurado Fortaleza de Kambambe

O dia dos monumentos e sítios foi criado com o objectivo de sensibilizar os estados a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

Em saudação ao  dia internacional dos Monumentos e Sítios, o Ministério da Cultura de Angola, procede esta Quarta-feira a  reinauguração e descerramento da placa de classificação como monumento, do primeiro edifício da paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Fortaleza de Kambambe), na Provincia do Kuanza Norte.

Assim, aquela Província acolhe o acto central comemorativo da efeméride a ser presidida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.
A fortaleza beneficiou de obras de restauro, numa iniciativa da empreiteira brasileira Odebrecht.
O programa comemorativo contempla ainda uma exposição fotográfica que retrata o património cultural da região e exibição de um vídeo retratando a imagem do templo desde a era colonial até a data presente.
A  recuperação da Fortaleza de Kambambe enquadra-se no programa de preservação e revalorização do património histórico, arqueológico e cultural do Corredor do Kwanza gizado pelo Ministério da Cultura.
A intenção do Ministério da Cultura é preservar, reforçar e proteger o património histórico, cultural, arqueológico e arquitectónico do corredor do Kwanza e das ruínas de Kambambe, associando a sua estabilização e estratégias de desenvolvimentos económicas, sociais e culturais, através do turismo, do meio ambiente e do desenvolvimento urbano.
Esta fortificação foi erguida por forças portuguesas em 1604, no contexto da penetração e conquista do interior do território angolano pela via do rio Kwanza, o maior do país, assegurando a defesa do presídio (estabelecimento de colonização militar) então fundado.
A ocupação da região das serras de Kambambe custou muito aos Portugueses, em virtude da resistência oferecida pelos nativos à conquista estrangeira.

As ruínas de Kambambe foram classificadas como Monumento Nacional pelo Decreto Provincial n° 67, de 30 de Maio de 1925.