Carnaval 2010 Luanda

carnavalO Carnaval que já foi da vitória a mexer com os Luandenses. Será a trigésima segunda edição, depois da primeira, realizada depois da independência isso no ano de 1978, que ficou para história como sendo o ano da agricultura. Naquele mesmo ano ficou na história o grupo união operária Cabocomeu por ter ficado em primeiro lugar.

Sete grupos carnavalescos, dos quais dois infantis vão representar o município do Sambizanga na edição 2010 do Entrudo, a decorrer na Marginal de Luanda.

De acordo com o coordenador municipal do Núcleo da Associação Provincial do Carnaval de Luanda no Sambizanga Graciano Dala, no desfile central concorrem na classe A, os grupos "União Kiela", vencedor da edição 2009, "União Kabocomeu", "União Kazucuta" e "Dimba Dya Ngola".

A edição número trinta e dois do Carnaval está a portas e em todo o país os preparativos decorrem, para que de catorze a dezasseis de Fevereiro aconteçam os desfiles dos grupos nas mais variadas categorias. A Ecclesia sabe que este ano vai registar um aumento de grupos inscritos em quase todas as províncias.

{flexiaudio}9332{/flexiaudio}

A expectativa de do director Manuel Sebastião quanto ao sucesso do principal Carnaval do país. Aquele que mais custos absorve porque paga mais aos grupos vencedores e até então tinha um valor financeiro avaliado em dez mil dólares, reservado aos grupos de animação como são os casos dos blocos. Só que desta vez a situação será diferente.

A natureza dos blocos de animação não é passível de qualquer subsídio, isso mesmo disse Manuel Sebastião, director provincial de Luanda da cultura.

O Carnaval de 2010 vai homenagear o grupo união Kwanza pela sua persistência na defesa da dança kabetula. Também Já foram submetidos a apreciação superior os nomes dos elementos que vão compor a mesa de júris.

E a festa de Carnaval é bastante apreciada em Luanda onde algumas pessoas dizem estar dispostas a acompanhar o desfile central que vai ocorrer na marginal de Luanda. O concurso está a ser levado a sério a atender pelas preferências das nossas entrevistadas.

{flexiaudio}9528{/flexiaudio}

As danças do centro sul do país, mais concretamente da província do Huambo. Ao longo de três edições conhecemos alguns aspectos histórico-culturais das terras de Katyavala, Embala Elundo e outras figuras importantes da nossa história.

E na província do Huambo está o Walpipa teatro para uma série de espectáculos. O grupo está hospedado no município do Bailundo e tem agendada para hoje a sua primeira actuação.