Museus precisam usar meios modernos de registo

ministraA ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, considerou hoje, em Luanda, necessário que os museus de Angola usem meios modernos de registo e catalogação, para facilitar a pesquisa e divulgação das peças levadas à exposição.

De acordo com a governante, que falava num encontro com os directores do Ministério da Cultura, os museus locais carecem de inventários, catálogos e guias, daí sugerir essa modernização.

"É necessário que os museus de Angola usem meios modernos de registo e catalogação, para que o valor das peças das exposições seja revertido para os instrumentos de pesquisa e divulgação", expressou.

Rosa Cruz e Silva louvou, por outro lado, o esforço dos funcionários dos museus, que "prosseguem o seu trabalho e, por esse facto, são os principais responsáveis pela sua existência".

Para si, o advento da paz dá a possibilidade de livre circulação às pessoas que trabalham em museus, razão por que devem dar corpo a projectos mais ousados, garantindo conhecimentos sobre o acervo e recolha de novos temas.

Segundo Rosa Cruz e Silva, o clima de paz "convoca à pesquisa e investigação da nova realidade social das comunidades no país".

O encontro, que decorre no Museu de História Natural, contou com a participação de directores de museus, directores provinciais da Cultura e chefes de departamento do património cultural.