BUE proporciona mais de 60 empregos directos na Huíla

BUE proporciona mais de 60 empregos directos na Huíla

Os Balcões Únicos de Empreendedor (BUE), abertos recentemente nos municípios de Quilengues, Humpata e Lubango, proporcionaram já empregos directos a 60 jovens da província da Huíla, soube hoje, segunda-feira, a Angop.

Ao falar à Angop na cidade do Lubango, a responsável do programa a nível da província da Huíla, Yara de Carvalho, disse que foram empregados 45 jovens brigadistas e 15 que já funcionavam em várias áreas que fazem parte do BUE.

Segundo disse, os jovens são recrutados em função das habilitações literárias, assim como o curriculum que os mesmos apresentam, principalmente para os sectores da justiça, comércio, finanças e outros.

Segundo Angop, Yara de Carvalho informou que, em função da previsão da abertura de balcões do empreendedor, ainda no decurso deste mês (Setembro), nos municípios da Cacula, Chicomba e Kuvango, o programa prevê ainda empregar mais de 45 jovens destas localidades.

"A intenção é de dar oportunidade a juventude ao primeiro emprego, por isso nos vamos abrir balcões em todos os municípios da província da Huíla", realçou a responsável.

O BUE presta serviços de registo e identificação civil e criminal, além integrar uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e serviços da Direcção Provincial do Comércio, Segurança Social e estatística, cuja finalidade é simplificar o licenciamento de empresas e regularização de empreendedores.

O Balcão Único do Empreendedor é um novo serviço público cuja finalidade é simplificar o processo de constituição, licenciamento de empresas e regularização de empreendedores que se encontram no mercado informal e de actos conexos.