BPC coloca a disposição de comerciantes mais de 90 milhões de dólares

BPC coloca a disposição de comerciantes mais de 90 milhões de dólares

Lubango - Cerca de noventa e oito milhões e 500 mil Kwanzas é valor que o Banco de Poupança e Crédito (BPC) colocou à disposição dos comerciantes dos municípios da Matala, Quipungo, Cacula, Chicomba e Lubango, na província da Huíla, para implementar o Programa de Promoção do Comércio Rural (PPCR).

O valor atribuído pelo (BPC) vai servir para 18 comerciantes destes municípios adquirirem meios de transporte, mercadorias e construir e reabilitar estabelecimentos comerciais, disse hoje, à Angop, nesta localidade, o responsável do gabinete de estudo e estatística da direcção provincial do comércio, hotelaria e turismo, Abílio Kapingala .

Esclareceu que deste valor, 53 milhões e 915 mil Kwanzas foram entregues a oito comerciantes de Cacula, 24 milhões e 250 mil a cinco da Matala, 20 milhões e 330 mil a igual número de beneficiários de Quipungo e 100 milhões para dois, do município de Chicomba.

Abílio Kapingala informou que o tecto máximo para atribuição de crédito varia em função do pedido do comerciante. Para a construção de uma loja o crédito vai até um milhão e 200 mil Kwanzas, enquanto para aquisição de meios e equipamentos ronda em cerca de um milhão de Kwanzas.

Além do BPC, estão envolvidos neste programa, os Bancos-Sol, Comércio e Indústria ( BCI) e o Banco Angolano de Investimentos (BAI) que aguardam pelo financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para executarem as suas acções a nível dos restantes municípios que ainda não foram contemplados pelo programa.

Referiu que a intenção é inscrever no programa 137 comerciantes nos 14 municípios da Huíla, principalmente os que exercem acções nas comunas, aldeias e alguns sectores.

“Se o Banco de Desenvolvimento de Angola disponibilizar as verbas, os nove municípios que faltam poderão ainda beneficiar do programa”, disse.

De acordo com Angop, o programa de promoção do comércio rural visa incentivar a produção agro-pecuária e sua comercialização no quadro da implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento de Combate à Fome e à Pobreza.

Na província da Huíla este programa prevê beneficiar 45 mil e 800 famílias rurais.