Portal do consumidor no mercado financeiro

Portal do consumidor no mercado financeiro

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), António André Lopes, considerou que o mercado angolano registou, nos últimos sete anos,  um aumento significativo do número de instituições financeiras, o que permitiu o crescimento e desenvolvimento da economia.

António André Lopes, que falava no lançamento ontem do portal do consumidor de serviços financeiros, em Luanda, precisou que de 2005 a 2012 o número de bancos aumentou de 11 para 23 e abriram 1.100 balcões em todo o território nacional.

De igual modo, a evolução do mercado financeiro garantiu o surgimento de outras instituições não bancárias ligadas à moeda e crédito, nomeadamente 67 casas de câmbio, duas sociedades de micro crédito e uma sociedade de remessa de valores. 

O vice-governador do BNA afirmou que faz parte da agenda da instituição contribuir para a inserção da população no sistema financeiro, de modo a permitir o funcionamento mais eficiente dos mercados.

“É necessário desenvolver acções práticas que nos permitam evoluir para um estágio em que o cidadão esteja em condições de avaliar o risco e o retorno associado às suas decisões de poupança e investimento”, acentuou.

António André Lopes apelou às instituições financeiras para exercerem uma pedagogia activa, assumindo o papel de conselheiros, informando de forma conveniente os clientes e tomando todas as medidas para tornar transparentes as relações que estabelecem com os consumidores.

“Quanto melhor informada estiver a população, menor é a probabilidade de entrar em ciclos de sobre-endividamento”, referiu.

Fonte:J.A