Exploração do ferro na Jamba é uma realidade

Exploração do ferro na Jamba é uma realidade

O processo de exploração do ferro no município da Jamba, 315 quilómetros a leste do Lubango, província da Huíla, já começou, embora de forma experimental e com qualidade secundária, pois ainda decorrem trabalhos de prospecção em algumas reservas, revelou hoje à Angop o administrador local, Miguel Kassela.

Segundo ele, as obras continuam, pois a empresa que detém os direitos de exploração, a AEMR, continua a fazer trabalhos de prospecção nas minas de Caturuca, Missesse, Indungo, procurando a melhor qualidade do ferro.

"Já está em exploração o ferro, mas com qualidade secundária, talvez pelos baixos custos de produção, mas isto já nos satisfaz, pois com estes trabalhos esta empresa admitiu até agora 300 jovens locais, esperando que até o próximo ano este número possa chegar aos mil", disse o administrador.

Miguel Kassela acrescentou que em 2013 começa o processo de montagem da nova lavaria, estando actualmente em curso a desmobilização da antiga, cujo entulho de metais está a ser removido.

"A exploração do ferro já começou, o que as pessoas querem ver é a lavaria montada e o mineiro a ser exportado, mas propriamente a exploração já começou, porque a empresa está implantada no município, recrutou quadros e montou um centro de formação profissional para qualificar a mão-de-obra local", salientou.

De acordo com angop, Miguel Kassela, têm casas preparadas e outras em construção para os quadros, laboratório, minas a funcionar bem como o caminho-de-ferro. "Estas são as condições necessárias para que a exploração e consecutiva exportação arranquem efectivamente", sustentou.

O administrador disse que aguarda com expectativa que dentro de um ano o ferro da Jamba comece a ser exportado, uma vez que os resultados dos estudos feitos até agora, não levantam dúvidas sobre a qualidade do produto, o que está a ser confirmado pelo investidor.