TAAG esclarece retenção da Boeing 777-200ER no Aeroporto Sá Carneiro

TAAG esclarece retenção da Boeing 777-200ER no Aeroporto Sá Carneiro

A TAAG, linhas Aéreas de Angola, informou hoje (quinta-feira), em Luanda, que uma sua aeronave esteve retida por algumas horas no Aeroporto Sá Carneiro, cidade do Porto, em Portugal, devido a um Auto de Penhora decretado pelo Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.

Num comunicado endereçado à Angop a companhia esclarece que a penhora é resultante de uma acção judicial movida pelo cidadão português Manuel Lapas Correia contra a República de Angola.

A aeronave um Boeing 777-200ER, matrícula D2-TEF, chegou às 18h38 e ficou retida até às 23h15 após a TAAG ter assumido o pagamento da caução determinada pelo Tribunal, tendo já regressado a Luanda.

A TAAG refere que é uma empresa dotada de autonomia económica, financeira e patrimonial, e nesses termos, a acção de penhora contra um seu activo é ferida de ilegalidade, tendo sofrido graves danos à sua imagem, num momento em que vem empreendendo um extraordinário esforço de recuperação da sua credibilidade operacional e comercial.

A companhia menciona ainda que teve, com esta acção, avultados prejuízos resultantes da repercussão mediática negativa, do constrangimento causado aos seus passageiros.

INAVIC considera, tal acto, ilegal, ilegítimo e lesivo à manutenção de relações harmoniosas no sector aéreo entre os dois países e adverte que a aviação de Angola reserva-se ao direito da tomada de medidas que se imponham para a defesa e protecção dos interesses da República de Angola neste domínio.

Fonte:angop