Crédito à economia cresce 17,09% desde o início do ano

Crédito à economia cresce 17,09% desde o início do ano

O crédito à economia cresceu 5,24% no mês de Agosto e 17,09% desde o início do ano, refere um comunicado de imprensa do Comité da Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA), chegado sábado à Angop.

No seu comunicado o BNA realça que "no mês de Agosto de 2012, a taxa de inflação situou-se em 0,60% e, nos últimos doze meses, atingiu pela primeira vez um dígito, ou seja, 9,87%".

"A taxa de câmbio média de referência do Kwanza, em relação ao dólar norte-americano -prossegue o documento-situou-se em 95,39 no final do mês de Agosto de 2012, reflectindo a estabilidade económico-financeira que se observa desde o início do ano.

"As classes de “Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas”, “Vestuário e Calçado”e “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção”, foram as que registaram maior aumento dos preços no mês de Agosto de 2012, refere a nota do BNA.

O documento precisa ainda que "as taxas de juro mantiveram-se estáveis ao longo do mês de Agosto, tendo a "LUIBOR Overnight" sido de 5,21% ao ano, a LUIBOR a 1 mês e a 12 meses foram, respectivamente, de 7,30% e 10,55% ao ano".

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reuniu-se, dia 20 do corrente mês, na sua décima segunda sessão ordinária, para avaliar a evolução dos principais indicadores macroeconómicos.

O desenvolvimento dos mercados monetário e cambial, bem como a perspectiva de evolução da economia foram objecto de análise do Comité.

No encontro do CPM foi igualmente analisada a conjuntura internacional, com destaque para o comportamento de alguns indicadores macroeconómicos dos principais parceiros comerciais de Angola.

Como decisões da reunião, "o Comité de Política Monetária do BNA decidiu manter a Taxa Básica de Juro - Taxa BNA – em 10,25% ao ano e reduzir a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 11,75% para 11,50% ao ano, mantendo-se a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 1,50% ao ano;

O CPM mantém a recomendação para que os agentes económicos considerem a LUIBOR, taxa de juro média das operações interbancárias, como referência base na negociação das suas operações de crédito, podendo consultar a página de internet do BNA para informação actualizada sobre a sua evolução;

O Comité de Política Monetária reitera a recomendação da utilização da moeda nacional, o Kwanza, nas transacções efectuadas no mercado interno e volta a reunir-se no dia 29 de Outubro de 2012, para a avaliação da evolução o da economia e financeira nacional e internacional.