Empresas e instituições do Estado podem funcionar sem sobressaltos diz Governador do BNA

Empresas e instituições do Estado podem funcionar sem sobressaltos diz Governador do BNA

O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Mas­sano, assegurou ontem, em Luanda, que, apesar do Orça­mento Geral do Estado do próximo ano ainda não ter sido a­provado, as empresas e institui­ções do Estado poderão funcionar sem sobressaltos.

Em declarações à imprensa antes da cerimónia de tomada de posse dos deputados, o governador referiu que a programação orçamental está aprovada até ao final do exercício de 2012.

“Teremos condições para trabalhar nos primeiros meses de 2013, conforme estipula a própria lei, até à aprovação do orçamento do ano”, sublinhou o governador.

“As fontes públicas continuam equilibradas, temos recursos suficientes para continuar com a execução quer das despesas correntes como de capitais, não havendo qualquer sobressalto a este nível”, frisou José de Lima Massano.

Por outro lado, cinco instituições bancárias angolanas, dos vin­te bancos que operam no país, do­minaram o mercado interno quanto ao volume de depósito a­nual, segundo o Relatório e Contas do Banco Angolano de Investimentos (BAI).

Trata-se do BAI, BFA (Banco de Fomento Angola), BPC (Banco de Poupança e Crédito), BESA (Banco Espírito Santo Angola) e Banco BIC, representando 76 por cento do volume de depósitos e crédito concedido.

Referente a 2011, o Relatório e Contas adianta que dos cincos bancos, o Banco Angolano de Investimentos(BAI) possui a maior quota de mercado em termos de depósitos e crédito concedido, situando-se no equivale a 20 por cento.

A seguir vem o BESA com 18 por cento, BPC (16 por cento), BFA (16 por cento) e BIC (12 por cento). O conjunto de outros bancos aparece com 24 por cento. O relatório do BAI destaca o contributo do BNA concedido por via do programa de educação financeira, no aumento da taxa de adesão da população ao sistema bancário, facilitando o processo de acesso aos produtos e serviços disponíveis na banca a um número cada vez maior de pessoas.

Fonte:J.A.