BP prevê investir 10 mil milhões de dólares em Angola

BP prevê investir 10 mil milhões de dólares em Angola

A Petrolífera BP prevê investir nos próximos dez anos cerca de 10 mil milhões de dólares em Angola, declarou nesta segunda-feira o vice-presidente da multinacional, Paulo Pizarro.

A informação foi prestada durante uma visita que os inventores e criadores angolanos efectuaram à sede da empresa.

Afirmou que a BP já investiu desde a sua instalação em Angola cerca de 15 mil milhões de dólares e prevê dobrar o montante nos próximos 10 anos, pelas reservas petrolíferas do país e devido à sua estabilidade económica e social.

“Nós estamos e queremos fazer parte do desenvolvimento de Angola, daí que temos previsões de ficar no país por mais 50 anos a dar a nossa contribuição (...) na formação académica e profissional dos técnicos angolanos”, disse.

Disse ter parcerias com as empresas nacionais por forma a gerar mais empregos e receitas para a economia.

A BP opera o bloco 18 e o 31 entrará em funcionamento nos próximos dias. Tem participações nos blocos 19 e 24 com a Sonangol, no 15 com a Esso e no 17 com a Total.

Está ainda em outros novos blocos na bacia do Kwanza, nomeadamente, 20, 25 e 26, num portfólio que faz da empresa a maior exploradora de petróleo em Angola.

No portfólio da BP a nível do mundo Angola está entre os três primeiros países em termos de importância, numa escala de mais de cem países em que está instalada.

Fonte:Angop