Banca de angola em alta

Banca de angola em alta

O sector bancário angolano registou, em 2011, um ritmo de crescimento acelerado, na ordem dos 16 por cento superior ao ano anterior, com uma carteira de produtos na ordem dos 333 mil milhões de kwanzas, declarou ontem o responsável da Deloitte Angola para a área de Serviços Financeiros, Nuno Alpendre, na apresentação da sétima edição do estudo “Banca em Análise 2012”.

Nuno Alpendre disse que apesar de se ter verificado, em 2011, um crescimento económico “menos expressivo” em Angola, a carteira de depósitos dos clientes no sector bancário foi de 3,641 mil milhões de kwanzas, um acréscimo de 39 por cento em relação a 2010.

No que toca à natureza dos depósitos dos clientes, os valores de depósitos à ordem estiveram acima dos 2,072 mil milhões de kwanzas, enquanto os depósitos a prazo ultrapassaram 1,568 mil milhões de kwanzas. Para Nuno Alpendre, estes resultados advêm da evolução do mercado e do aumento da oferta de novos produtos.

O estudo indica ainda que até Dezembro de 2011 houve uma preferência por parte dos clientes em depositar moeda estrangeira, na ordem de 53 por cento, enquanto a moeda nacional representou 47 por cento.

Quanto à concessão de créditos, em 2011 registou-se um crescimento de 43 por cento, num valor global de 67 mil milhões de kwanzas. Em 2010, o valor atingido foi de 47 mil milhões de kwanzas.

O peso do kwanza na concessão de créditos também subiu, passando a representar, em 2001, 56 por cento do valor global, contra 45 por cento no ano anterior.

Os meios de pagamento electrónicos regista um forte crescimento no mercado nacional.

Fonte:J.A