Textang II com primeiros ensaios em Dezembro

Textang II com primeiros ensaios em Dezembro

A ministra  da Indústria,  Bernarda  Henriques da Silva,  afirmou  hoje,  em Luanda,  que  os  primeiros ensaios  para entrada  em  funcionamento  da  fábrica de tecidos Textang II  iniciam em  Dezembro  deste ano,  com técnicos  angolanos a trabalhar ao lado  de japoneses.


Bernarda Henrique da Silva, que fez esta afirmação durante sua primeira visita à fábrica, adiantou que os trabalhos de reabilitação estão adiantados e que o cronograma estabelecido está a ser cumprido.


Referiu que a primeira área a ser ensaiada será de manutenção, onde estão a ser montados os equipamentos e onde os técnicos angolanos recebem formação.


Além disso, sublinhou que existem ainda alguns constrangimentos referentes à ligação das águas residuais, à rede pública, ao fornecimento de energia e de matérias-primas.


“Angola é produtora de algodão  e  já estão a  ser dados alguns passos.  O sector da agricultura está preocupado e está a trabalhar neste sentido. Já   há alguns operadores nacionais  a produzir algodão e  é  evidente  que nesta fase não temos material suficiente,  mas vamos continuar a trabalhar, ” referiu  Bernarda  Henrique da Silva.


A  governante   sublinhou  que,  numa  primeira  fase,  para  completar a  fileira têxtil  até  a   produção total,  ainda  há  um longo caminho a percorrer.


Entretanto, referiu que “ a conclusão  das obras de reabilitação da Textang  II  está  prevista  para finais de 2013.  Até Abril  do mesmo ano contamos  ter  os ensaios  concluídos  para  em Novembro ou Dezembro  arrancar a fábrica” sublinhou.


Disse que a primeira fase de reabilitação está avaliada em 23,5 biliões de kwanzas e vai criar 756 postos de trabalho directos.


Em relação à Satec  e à África  têxtil,  disse  ser ainda prematuro falar no arranque das mesmas unidades fabris, localizadas nas províncias do Kwanza Norte e Benguela.


A ministra disse constituir prioridades do sector, dar uma atenção especial a indústria alimentar e ligeira.


Por sua vez, o responsável  pela  construção da fábrica, Tohu, Shinichi,  referiu   que a fase principal  do projecto  está  quase completa.  Este ano foi iniciada a instalação das máquinas que se espera concluir em Março de 2013. O  teste  será feito em finais de Abril do mesmo ano.


Ainda assim,  afirmou que existem necessidades  em termos de substituição  do cabo de alimentação,  alimentação da água industrial,  sistema de tubulação de esgoto, aquisição de materiais e recrutamento de mão-de-obra.


Foram visitadas as áreas de fiação, sala especial onde serão montadas máquinas  japonesas, áreas de tecelagem, tingimento,  caldeiras, acabamento,  construção de armazéns, instalação eléctrica e de esgotos.


O programa de reabilitação do sector têxtil  iniciou em 2007/008 e prevê reabilitar todas unidades que o país possuía no passado.


O primeiro projecto de reabilitação iniciou na fábrica da Textang II há  cerca de um ano, unidade que esteve paralisada durante mais de vinte anos.