VTB Bank anuncia crédito de dois mil milhões de dólares para Angola

VTB Bank anuncia crédito de dois mil milhões de dólares para Angola

O presidente do conselho de Administração do VTB Bank anunciou para os próximos meses a concessão de um crédito ao Ministério das Finanças no valor de dois mil milhões de dólares.

Andrey Kostin, que conversava com jornalistas após a audiência com o Presidente José Eduardo dos Santos, no Palácio da Cidade Alta, colocou a economia angolana entre as mais dinâmicas de África.

No encontro de meia hora foi analisada a participação do grupo financeiro russo no processo de reconstrução e desenvolvimento de Angola, adiantou Andrey Kostin a jornalistas quando saía do Palácio da Cidade Alta.

Kostin considerou que o crédito concedido ao Ministério das Finanças, no valor de mil milhões de dólares norte-americanos, como um dos maiores negócios já efectuados pelo grupo desde que se implantou em Angola, há cinco anos. “O Presidente falou dos investimentos e projectos públicos nas áreas da energia, água e habitação, e nós estamos dispostos a estudar as possibilidades de conceder mais créditos ao Executivo e a empresas privadas, com a garantia do Estado”, afirmou.

O presidente do conselho de administração do VTB Bank considerou a economia angolana como uma das mais dinâmicas de África, frisando ter avançado uma proposta ao Presidente angolano, no sentido de trazer ao país, em data a determinar, uma comitiva de maiores empresas russas para inspecionar o mercado nacional, para futuros investimentos.

“Conhecemos os programas do mercado financeiro da Europa e achamos que o mercado angolano é muito interessante”, disse Kostin, defendendo uma maior aposta das empresas angolanas na internacionalização dos seus negócios e capitais.

Fonte:J.A