2ª Fase do Centro de Logística de Luanda orçado em mais de 3 biliões AKZ

2ª Fase do Centro de Logística de Luanda orçado em mais de 3 biliões AKZ

A segunda fase da construção do Centro de Logística e Distribuição (Clod) de Luanda arranca em Janeiro de 2013 e está orçado em três biliões, 809 milhões e 280 mil Kwanzas, anunciou hoje a ministra do Comércio, Rosa Pacavira.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita ao Clod de Viana e ao Entreposto Aduaneiro, a titular da pasta do Comércio disse que os valores a serem aplicados no projecto foram concedidos, através de uma linha de crédito, pelo Governo Espanhol.

Segundo a ministra, o financiamento será aplicado na construção de câmaras frigoríficas para a conservação de produtos perecíveis como carne, peixe, verduras e outros produtos alimentares.

No mesmo âmbito, será montada uma unidade de recepção, lavagem e calibragem de produtos, para os comerciantes poderem levá-los (os produtos) para o Clod de Luanda.

“ Pensamos arrancar rapidamente com as quatro naves já existentes destinadas à conservação de produtos alimentares e diversos. Vamos estabelecer mecanismos para trabalhar com rapidez a fim de termos produtos nas naves”, garantiu a ministra.

Informou que o Clod tem 258 hectares e 40 destes serão concedidos a empresas privadas, isto é, a todos os grossistas que se encontram principalmente na cidade de Luanda a fim de erguerem armazéns dentro da área reservada.

Deste modo, disse Rosa Pacavira, vamos conseguir requalificar a cidade de Luanda, e ali onde existem armazéns de grossistas serão erguidos centros comerciais, com base numa parceria privada, onde o rés-do-chão e o primeiro andar serão lojas e os demais andares escritórios e residências.

“ A construção do Clod é uma via para a organização dos mercados, uma vez que produtores e comerciantes saem de outras províncias sem saberem onde vender os seus produtos rapidamente. Com essa estrutura a funcionar poderão vendê-los e por sua vez o Clod comercializará a retalhistas e grossistas do mercado nacional”, justificou.

Rosa Pacavira disse ser pretensão do Governo estimular os empresários a produzirem e espera-se, com este projecto, a adesão dos investidores angolanos, por isso é que criamos condições de funcionamento e tudo estará sempre sob supervisão do Ministério do Comércio.

Além das províncias de Luanda e do Huambo, existem também estudos para implementação de Clods em outras localidades produtoras.

A primeira fase do Clod de Luanda foi implementada entre 2009 e 2010 e visou a construção de quatro naves destinadas à conservação de produtos alimentares e diversos.

Quanto ao Entreposto Aduaneiro, disse ser uma empresa bem estruturada, consolidada no mercado e é a entidade gestora das lojas Poupa-Lá.

Fonte:Angop