ANIP rubrica 11 contratos de investimentos no valor de 23 milhões de dólares

ANIP rubrica 11 contratos de investimentos no valor de 23 milhões de dólares

A Agência Nacional Investimento Privado (ANIP) rubricou ontem em Luanda com investidores nacionais e estrangeiros 11 contratos de investimentos no valor de 23 milhões de dólares.

Estes contratos estão ligados ao sector da construção e da indústria. Vão criar numa primeira fase 772 postos de trabalho. O administrador para as áreas de Estatística Administrativa e Patrimonial, Luís Domingos, que procedeu à assinaturas dos contratos, disse que os projectos configuram a grande participação do sector empresarial privado na diversificação da economia, no aumento da produção interna, criação de riqueza e emprego.

“Umas das prioridades do Executivo no campo económico e fazer com que o país deixe de depender somente do petróleo. A nossa mensagem está a chegar aos investidores e com resultados bastante animadores,” sublinhou.Luís Domingos acredita que até o final deste ano, a instituição pode fechar o ano com investimento acima dos mil milhões de dólares. Acrescentou que além da missão de aprovar projectos, a ANIP tem igualmente a missão de acompanhar trimestralmente a execução dos projectos em execução, de modo a que o investidor “não encontre qualquer dificuldade e para analisar o cumprimento das cláusulas dos contratos”.

Ontem, a ANIP rubricou contratos cujos investimentos são aplicados apenas em Luanda. O primeiro foi assinado com a empresa sul-africana Bravangola, que vai abrir uma loja para comercialização de mobiliário. O investimento é de um milhão de dólares.

Depois seguiram-se as empresas ligadas à construção civil, com investimentos acima de um milhão de dólares. São a SNECOU, nigeriana, a Alberto de Sá Couto Alves, a J. Soares Correia Angola, portuguesas, a CRCC17EC, chinesa, e a CECP-Construção e Engenharia cujo investidor é libanês.

As empresas Losan, Fresco Viana e Making Place, com investimento  de um  a dois milhões de dólares, vão investir na indústria  de confecções de vestuário, centros de conservação e comercialização de produtos agro-pecuários, e produção de divisórias amovíveis.

A  Yewing Angola vai instalar um empreendimento em Luanda para comercializar todo o tipo de motorizadas  e a EIP Angola estará ligada à  prestação de serviços.