Governo prevê intensificar actividade de prospecção de petróleo

Governo prevê intensificar actividade de prospecção de petróleo

O ministro dos Petróleos de Angola, José Maria Botelho de Vasconcelos, disse no município de Viana, em Luanda, que o programa de governação do Executivo angolano para o período 2013/17 prevê a intensificação das actividades inerentes à prospecção e pesquisa de petróleo.

O ministro, que discursava como convidado especial na Terceira Conferência Internacional sobre o Ensino da Engenharia de Petróleos em Angola, sublinhou que 80 porcento das receitas petrolíferas de Angola, como segundo produtor de petróleo em África a seguir da Nigéria, reverte-se para o Orçamento Geral do Estado.

"No nosso programa do Governo no período 2013/2017, o executivo propôs fundamentalmente intensificar as actividades de prospecção e pesquisa de petróleo”, fez saber o governante.

Entretanto, durante as discussões os participantes vão abordar questões relacionadas com o papel da acreditação dos currículos de engenharia de petróleos, situações cruciais no ensino de engenharia de petróleos e a criação de um programa de petróleo internacionalmente credível.

O país tem quatro universidades que leccionam o curso de engenharia de petróleos – as universidades Agostinho Neto, Católica de Angola, de Belas e Jean Piaget de Angola - a promotora do evento.

No encontro participam conferencistas internacionais da Chevron North América, SPE da região africana, University of Ibadan da Nigéria, NTNU University da Noruega, The University of Salford do Reino Unidos e outras instituições.

Da parte angolana participam na conferência técnicos dos ministério do Ensino Superior, da Ciência e Tecnologia, dos Petróleos e das universidades Agostinho Neto, Católica e da Sonangol.

Fonte:Angop