Novo hospital provincial no Zaire custa cerca de 44 milhões de dólares

Novo hospital provincial no Zaire custa cerca de 44 milhões de dólares

Dez edifícios, cada um com três pisos, e deverá estar concluído e abrir portas dentro de dois anos, em 2014. Esta a dimensão do hospital a erguer, de acordo com os mais elevados padrões de exigência internacional, na aldeia de Nkunga Paza.

Será a apenas cinco quilómetros de Mbanza Congo que irá nascer o novo hospital da Província do Zaire. Um investimento de 4,2 mil milhões de kwanzas (cerca de 44 milhões de dólares) visitado pelo Governador da Província, Joanes André, na segunda-feira.

Na cerimónia, o autor do projeto, Makumbu Nanga, apresentou a maqueta do hospital ao Governo Provincial e à sociedade civil. O futuro hospital vai ficar acoplado à Escola Técnica de Enfermagem de nível médio, e ocupará uma área total de cinco hectares.

A unidade terá capacidade para 377 camas, 288 das quais destinadas ao internamento, e a sua edificação é uma velha aspiração da população local, pois o actual complexo hospitalar existente não consegue dar vazão à procura existente.

Além de medicina geral, o novo hospital, que irá servir mais de perto seis municípios, providenciará atendimento nas especialidades de pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia e ortopedia.

Um centro adequado à realização de exames complementares de diagnóstico - e que irá compreender um laboratório, mas também secções de imagiologia e hematologia (esta última anexa ao banco de sangue) – permitirá, também, um mais rápido diagnóstico e encaminhamento adequado aos pacientes.

«A saúde não pode ser relegada para segundo plano e o governador foi feliz em planificar a construção do novo hospital», afirmou o director do projecto, Makumbo Nanga, na ocasião, citado pelo Jornal de Angola.