Exportações portuguesas para Angola cresceram 34%

Exportações portuguesas para Angola cresceram 34%

As exportações portuguesas para o nosso país, para a China e Estados Unidos representaram mais de metade do crescimento do sector nos primeiros nove meses de 2012.

Espanha e Alemanha continuam a ser os principais mercados de Portugal, mas as exportações portuguesas para aqueles países caíram 4,6 e 1,3%, respectivamente, enquanto que para Angola, China e Estados Unidos cresceram 34, 152 e 35%, respectivamente, segundo o relatório da Agência para a Promoção do Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Os três mercados com maiores subidas (Angola, China e EUA) são todos extracomunitários e, no conjunto, foram responsáveis por 4,5 pontos percentuais do crescimento de 7,7 das exportações portuguesas entre Janeiro e Setembro deste ano, salienta o relatório.

Segundo ABola Angola foi o quarto mercado de Portugal, a seguir à Espanha, Alemanha e França, três países da União Europeia que absorveram quase metade das exportações portuguesas naquele período (46,7%) - o Reino Unido aparece em quinto lugar, seguido dos Estados Unidos, Holanda, Itália e Bélgica.

Quanto aos produtos exportados, máquinas e aparelhos encabeçam a lista da AICEP, com 15%, seguidas de veículos e outro material de transporte (12%) e combustíveis (8,8%).