ANIP assegura que ambiente de negócio no país é competitivo

ANIP assegura que ambiente de negócio no país é competitivo

A presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, afirmou esta quarta-feira, em Luanda, que o país apresenta um ambiente de negócios competitivo, factor que propícia o aumento de investimentos.

Maria Luísa Abrantes, que falava na abertura do I conselho consultivo da ANIP, salientou que a melhoria do ambiente de negócios que o país regista ainda não está reflectida nos relatórios das instituições internacionais que avaliam este aspecto nos diferentes estados.

Disse que, em termos práticos, Angola está muito melhor que os resultados que são apresentados no ranking do Banco Mundial, onde o país aparece na 172.ª posição entre 184 estados.

Defendeu uma maior intervenção das instituições nacionais ligadas as estatísticas, junto das organizações internacionais responsáveis pela realização de rankings.

“As informações estatísticas imprecisas divulgadas por organizações como o Banco Mundial têm estado a prejudicar a mobilização de investimento privado para o país”, frisou a presidente da ANIP. 

No relatório do Banco Mundial divulgado em Novembro último, Angola melhorou dois lugares no ranking “Doing Business”, sobre a qualidade do ambiente de negócios.

Segundo Angop, apesar da subida, o país ficou abaixo da média da África Subsariana, registando a pior classificação entre os membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com duração de um dia, a o conselho consultivo da ANIP tem em destaque a análise sobre os “Mecanismos para a prevenção da fuga ao fisco” e “A periodicidade e actualidade do processo de recolha de dados estatísticos apresentados ao Banco Mundial, que influenciam a classificação sobre o ambiente de negócios em Angola”.