ENSA lança fundo de pensões aberto

ENSA lança fundo de pensões aberto

A ENSA Seguros de Angola lançou no mercado nacional, em Luanda, o Fundo de Pensões Aberto Vida Tranquila, para assegurar, essencialmente, despesas de pessoas já reformadas do trabalho ou falecidas.

O fundo “Vida Tranquila”, que estabelece dois tipos de contribuições destinadas a entidades particulares e colectivas, assegura a constituição de uma poupança ou complemento de rendimento a médio e longo prazo. Por outro lado, garante uma poupança de valor para financiar despesas com a educação dos filhos no futuro, entre outros benefícios. O lançamento desse produto no mercado segurador enquadra-se no âmbito da política comercial da ENSA e visa corresponder ao crescimento e desenvolvimento da área de seguros.

As pessoas interessadas por esse novo produto podem aderir à modalidade de contribuições periódicas que impõe um valor mínimo anual equivalente a 360 dólares, com várias variantes na amortização da prestação.

Ao intervir no acto de apresentação do fundo, o presidente do Conselho de Administração da seguradora, Manuel Gonçalves, explicou que o mesmo se destina à realização de dois planos de pensões: o “futuro garantido” e a “reforma tranquila”, com uma capitalização progressiva das poupanças.

Segundo o J.A. O secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Sebastião Luquinda, admitiu que o Fundo de Pensões Aberto Vida Tranquila é uma oportunidade indispensável para os cidadãos prepararem a velhice, sobretudo os jovens. “Aprendemos em protecção social que a velhice deve ser preparada. Hoje, lamentamos o facto de muitos mais velhos irem parar aos lares sociais, porque não tiveram oportunidade de preparar a sua velhice. Mas, actualmente temos várias”.

Sebastião Luquinda recordou que o Ministério do Trabalho, Administração Pública e Segurança Social tutela o segundo patamar da protecção social, mas, acrescentou, é no terceiro patamar que as pessoas conseguem a protecção social complementar. Conforme notou, o primeiro patamar, gerido por vários departamentos ministeriais e financiado pelo Estado, é “assistencial”, o segundo pilar é o da protecção social obrigatória, conhecido por segurança social, normalmente gerido pelo Ministério do Trabalho.

A ENSA, como seguradora do Estado angolano, foi criada a 18 de Fevereiro de 1978, com a denominação de Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola, e começou as suas operações a 15 de Abril do mesmo ano.