Política monetária vai priorizar desaceleração da taxa de inflação

Política monetária vai priorizar desaceleração da taxa de inflação

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, assegurou hoje (sexta-feira), em Luanda, que a política monetária do país vai priorizar a desaceleração da taxa de inflação, cujo objectivo na proposta de OGE é de 9%.

De acordo com José de Lima Massano, que falava na cerimónia de cumprimento de fim de ano com entidades do sector, para tal pretende-se aumentar a eficiência dos mecanismos de transmissão da política monetária.

Deixou patente o compromisso do BNA em trabalhar para que, a médio prazo, a taxa de juros seja o principal instrumento da política monetária e a taxa de inflação a âncora nominal para a formação de expectativas dos agentes económicos.

Por este motivo, disse o governador, o BNA vai dar continuidade a implementação gradual do sistema de metas de inflação flexível, consolidando o novo quadro operacional para a política monetária.

Anunciou que a partir de Julho 2013, os pagamentos do sector petrolífero, no mercado interno, serão pagos exclusivamente em kwanzas, o que será mais um passo para a valorização da moeda nacional.