Comissão Económica exami Memorando dos Mercados Monetários

Comissão Económica exami Memorando dos Mercados Monetários

A Comissão Económica do Conselho de Ministros analisou em Luanda, o Memorando dos Mercados Monetários, Cambial e Contas Externas, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros, que realizou na Sala de Reuniões do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, a sua primeira sessão extraordinária de 2013, analisou também os Avisos e Instrutivo do Banco Nacional de Angola sobre Governança Corporativa, Controlos Internos, Auditor Externo e Consolidação Prudencial.

Segundo o comunicado de imprensa distribuído no final da reunião, o órgão auxiliar do Presidente da República pronunciou-se sobre a situação da Segurança Social e do Banco de Poupança e Crédito, assim como sobre o Cronograma de Medidas de Política Macroeconómica para 2013 e a missão do Fundo Monetário Internacional, no âmbito do processo de pós-avaliação do acordo "Stand by".

A Comissão Económica apreciou, igualmente, o Memorando dos Mercados Monetários, Cambial e Contas Externas referente à semana de 1 a 4 de Janeiro de 2013, que se caracterizou pela estabilidade e pela subida do preço do petróleo (Brent).

No mesmo período, refere o documento, não foram colocados títulos públicos no mercado monetário, tendo sido apenas resgatados Bilhetes do Tesouro e pagos juros de Obrigações do Tesouro, o que resultou num efeito monetário expansionista.

Ainda neste período, continua a nota, a liquidez em moeda nacional diminuiu e o Kwanza registou face ao dólar uma depreciação nos mercados primário e informal, tendo-se contudo valorizado no mercado cambial secundário (notas).

Por seu turno, o BNA vendeu aos bancos divisas no valor de 200 milhões de dólares. As referidas intervenções permitiram enxugar liquidez no valor de 19.215,2 milhões de Kwanzas.