INCA quer aplicação de nova tecnologia na plantação do café

INCA quer aplicação de nova tecnologia na plantação do café

O responsável do departamento de produção do Instituto Nacional de Café (INCA) no Uíge, Vasco Gonçalves, considerou quinta-feira, no município do Mucaba, 64 quilómetros a norte da cidade do Uíge, ser necessário que os agricultores apliquem a nova tecnologia de plantação do café, para o relançamento rápido da produção cafeicola, a nível da região. 

Falando à imprensa após uma jornada de campo realizada em algumas fazendas de café no município de Mucaba, Vasco Gonçalves disse que a utilização da nova tecnologia no campo vai permitir superar os actuais índices de produção do café, o mais rápido possível. 

Referiu que o INCA vai continuar a ajudar os agricultores na formação, a partir das escolas de campo, para o melhor fomento da produção do café na província. 

"Nós constatamos em algumas fazendas que possuem várias plantações de café e não conseguem render melhor por carecerem de formação em nova tecnologia da sua produção", sublinhou. 

A redução dos índices da produção de café na província, frisou, tem vários factores como carência de renovação, falta de domínio desta cultura, constante número de plantação não recomendada tecnicamente, pouco custo, mão-de-obra, condições financeiras entre outros factores. 

O responsável defendeu igualmente que para uma melhor produção do café os agricultores devem ter também o direito de créditos agrícolas. 

Como avançou, o INCA vai continuar também em envidar os esforços de exortar os agricultores de continuar com processo de mudas que tem como objectivo de repovoar outras plantações no campo agrícola. 

"Muitas fazendas café actualmente estão debaixo de produção normal, e por isso, mesmo que nós queremos ajudar os cafeicultores em repovoações de novas plantações e através da nova tecnologia de produção", acrescentou, avançando que para este ano prevê-se implementar 1.500 mudas de plantas de café para melhor o fomento de produção.