5 Mil kwanzas é a nova nota máxima em circulação a partir de Março

5 Mil kwanzas é a nova nota máxima em circulação a partir de Março

A partir do próximo mês o Banco Nacional de Angola vai introduzir moedas metálicas no mercado. Não é a primeira vez que o dinheiro em metal circula entre os angolanos, entretanto, o seu não uso pela população em geral levou ao seu desaparecimento até então. A moeda de maior valor facial será a de 2 kwanzas e a de menor valor será a de 10 cêntimos.

O Governador do Banco Nacional de Angola, Massano Júnior, disse que essa medida será acompanha de uma maior divulgação de informação e visa garantir o direito ao troco certo de todos os cidadãos. O responsável falava esta manhã na cerimónia de apresentação das novas notas de kwanzas a imprensa e autoridades estatais e financeiras, na sede do BNA

Para além das moedas metálicas também haverá novas notas em moeda papel. As notas de 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 estarão diferentes. A única nota nova será a de 5 mil kwanzas. Massano Júnior reitera que essa nova moeda papel não vai inflacionar a economia nacional.

Apesar da sua garantia, o governador do Banco Nacional apela os cidadãos a manterem-se vigilantes aos comportamentos dos agentes comerciais.

O Governador do Banco Nacional de Angola, Massano Júnior na cerimónia de apresentação das novas notas de kwanzas. Assim já no próximo mês entram as moedas metálicas e a partir de Março devem começar a circular as novas notas em papel.

O responsável falava esta manhã na cerimónia de apresentação das novas notas de kwanzas a imprensa e autoridades estatais e financeiras, na sede do BNA. Onde a seguir houve uma conferência de imprensa. 

Anastácio Sassembele houve mais que trabalho do Banco Central na elaboração das novas notas, a começar por saber onde é que elas foram produzidas?

Banco Nacional de Angola renova notas de 50, 100, 200, 500, 1000 e 2000 mil kwanzas e introduz novamente moedas metálicas. A grande novidade vai para a introdução da nota de 5 mil kwanzas que passa a ser a de maior valor facial em circulação.