Sonangol e Cabgoc anunciam FID do Projecto Mamufeira Sul

Sonangol e Cabgoc anunciam FID do Projecto Mamufeira Sul

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol E.P - e a Cabinda Golf Oil Company Limited (Cabgoc) anunciaram nesta terça-feira, em Luanda, a Decisão Final de Investimento (FID) do Projecto Mamufeira Sul do Bloco 0 (zero) do offshore angolano.

Trata-se da segunda fase de desenvolvimento do Campo Mamufeira, localizado a 15 milhas (24 Km) ao largo da costa da província de Cabinda a uma profundidade de água de 200 pés (60 metros).

A Sonangol informa, em nota a que a Angop teve acesso hoje (quarta-feira), que o âmbito do projecto inclui 50 poços, duas plataformas de cabeça de poços, instalações de processamento e compreensão, bem como, aproximadamente, 75 milhas (121 Km) de condutas submarinas.

O projecto, cujo investimento está avaliado em cerca de 560 biliões de kwanzas, tem o início de produção previsto para 2015 e deverá atingir uma produção diária máxima de 110 mil barris de Gás Petróleo Liquefeito (LPG).

Já o Gás Natural Liquefeito (LNG) associado será comercializado através da fábrica do Angola LNG localizada no Soyo, província do Zaire.

A Cabgoc é a operadora do Bloco 0 com uma participação de 39,2%. Tem como parceiros a Sonangol E.P (41%), a Total Petroleum Angola Limited (10%) e a ENI Angola production B.V. (9,8%).