BNA desencoraja uso do dólar norte-americano como meio de pagamento

BNA desencoraja uso do dólar norte-americano como meio de pagamento

O Banco Nacional de Angola (BNA) está a desenvolver acções que visam corrigir o hábito de usar o dólar norte-americano como meio de pagamento nas transacções domésticas em paralelo com o Kwanza (moeda nacional), afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, o vice-governador, António André Lopes.

Segundo António André Lopes, o BNA está a desenvolver esforços para a desdolarizarização da economia angolana e fazer com que o kwanza seja a única moeda a ser usada para pagamentos domésticos, a nível nacional.

“Os pagamentos devem ser feitos em moeda nacional e só em caso de pagamento no exterior é que se pode recorrer ao dólar ou a outra moeda estrangeira, mas através dos mecanismos estabelecidos pelo BNA”, sublinhou o vice-governador, quando apresentava aos lojistas do Bellas Shopping as novas notas e moedas metálicas da nova família do Kwanza.

Na ocasião, o responsável do BNA informou que as novas notas da família do Kwanza apresentam altos padrões de segurança e foram introduzidos nelas elementos culturais e também relacionado com a riqueza hidrográfica de Angola.

A 18 de Fevereiro entram em circulação as novas moedas de metálicas do Kwanza.

Fonte:Angop