Geologia e Minas na luta contra exploração ilegal de minerais

Geologia e Minas na luta contra exploração ilegal de minerais

A Direcção da Geologia, Minas e Indústria na província do Bié vai reforçar as acções de sensibilização da população que sobrevive com base na comercialização de inertes, visando desencorajá-los e preservar o meio ambiente.

A informação foi avançada hoje no Kuito (Bié) pelo director interino do sector da Geologia, Minas e Indústria, Carlos Gomes César, acrescentando que a circunscrição depara-se com um aumento na exploração ilegal de inertes e garimpo artesanal de diamantes.

Segundo Angop, na opinião de Carlos Gomes César, estes cidadãos deviam, por exemplo, optar pela prática da agricultura que conta com vários apoios do governo angolano.

Afirmou que estão na base destas práticas a pobreza em algumas famílias, desobediência às leis do Estado sobre a preservação do meio habitats e o aumento de construções de residências.

Realçou que o sector da Geologia, Minas e Indústria continua preocupado porque, para além de devastar a natureza, prejudica o Estado.

Na província do Bié, a exploração ilegal de inertes é realizada na margem de rios e montanhas e a exploração de diamantes nos municípios de Nhârea, Andulo e Chitembo.