Huíla prevê colher mais de 150 mil toneladas de produtos agrícolas

Huíla prevê colher mais de 150 mil toneladas de produtos agrícolas

Mais de 150 mil toneladas de produtos agrícolas diversos serão colhidas na presente campanha agrícola (2013/2014), pelos camponeses da província da Huíla, informou, o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lutero Campos.

Lutero Campos referiu que as quantidades de produtos agrícolas serão colhidas, numa área de 605 mil hectares de terra.

Para o êxito da campanha, Lutero Campos adiantou que a direcção provincial da Agricultura distribuiu 800 toneladas de sementes de milho, 30 de massango, igual número de massambala, 20 de feijão e outros de batata rena, amendoim, soja e trigo.

Acrescentou que o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) fez, igualmente, a entrega de meios mecanizados como tractores, enxadas, catanas, gado de tracção e 700 toneladas de fertilizantes diversos.

Para esta campanha, os agricultores vão contar com as unidades de tratamento de cereais (silos) instalados nos municípios de Caluquembe com capacidade de duas mil e 300 toneladas, Matala (12 mil T), Kuvango e Chipindo com quatro e seis mil toneladas.

"Aos poucos se vai mecanizando o sector agrícola, pois entregaram-se 60 tractores aos agricultores acoplados a machados hidráulicos, principalmente para os interessados em fazer o aproveitamento do material lenhoso para lhe conferir valor acrescentado, assim como alguns secadores de milho para facilitar a vida no meio rural", referiu.

O responsável teceu tais esclarecimentos à Angop, no Lubango, no âmbito do dia mundial da agricultura, o responsável disse ainda que serão colhidas quantidades não especificadas de milho, feijão, massambala, amendoim, batata rena e doce e hortofrutícolas diversas.