Espanha distancia Portugal na corrida para Angola

Espanha distancia Portugal na corrida para Angola

O Fórum Económico Angola-Espanha abre portas em Madrid, para fomentar as relações empresariais entre os dois países. A ministra espanhola do Fomento de Espanha, Ana Pastor, e os ministros angolanos Abraão Gourgel, da Economia, e Afonso Pedro Canga, da Agricultura, vão fazer uma intervenção de fundo.

Por Angola também participa Maria Luísa Abrantes, presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado, além de peritos em economia.

O fórum, que decorre nas instalações do Casino de Madrid, é uma organização da Embaixada de Angola em Madrid, com o apoio institucional dos governos dos dois países. O embaixador Vítor Lima abre os trabalhos com um discurso de boas vindas e as intervenções de fundo estão a cargo dos ministros Ana Pastor, Abraão Gourgel, Afonso Pedro Canga e do presidente do conselho de administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria.

Este fórum vem na sequência da visita a Angola do ministro das Relações Exteriores de Espanha, José Manuel García-Margallo e da ministra do Fomento, Ana Pastor. Estão presentes dezenas de empresários espanhóis, de grandes grupos económicos mas também representando pequenas e médias empresas. Muitos operam em Angola há vários anos "com grande sucesso". Um empresário espanhol disse à nossa reportagem que "o nosso objectivo é criar condições para que Espanha represente em Angola os investimentos da Europa e da América Latina. Temos experiência no terreno e excelentes relações com o Governo e os empresários angolanos". O fórum decorre em quatro painéis simultâneos que abordam a política energética e a gestão da água, as oportunidades de investimentos em infra-estruturas, a política de fomento agro-industrial e a internacionalização e diversificação dos negócios da Sonangol.

Segundo o J.A. Além dos governos dos dois países, apoiaram a organização do Fórum Económico Angola-Espanha, a Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), de Angola, a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), o Instituto Espanhol de Comércio Externo (ICEX) e a Associação Angolana de Bancos (ABANC).