AIA defende 500 milhões de Kwanzas para investimento privado

AIA defende 500 milhões de Kwanzas para investimento privado

O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, 500 milhões de Kwanzas como valor mínimo para o investimento privado no país, para os nacionais.

Na óptica do industrial, o investimento equivalente ou abaixo dos 100 milhões de Kwanzas não se compatibiliza com a realidade objectiva do país.

Afirmou que “Para investir 100 milhões de Kwanzas no Uíge, Moxico e Kuando Kubango, os investidores precisam ter muito mais benefícios”, considerou.

Segundo o responsável, há muito o investimento das micro, pequenas e médias empresas estrangeiras que podiam ser feitos com menor investimento, como para a criação de uma pequena fazenda, deviam partir de um valor mínimo até atingirem, progressivamente, a cifra de 100 milhões de Kwanzas em cinco anos.

De acordo com a Lei de Investimento Privado, em vigor no país, cada investidor fica obrigado a aplicação de 100 milhões de Kwanzas (um milhão de dólares norte-americano), caso o projecto de investimento fique ao abrigo do regime dos investimentos privados.

De acordo com o presidente da AIA, que falava à Angop sobre “ O impacto do investimento estrangeiro em Angola”, o investimento na ordem dos 100 milhões de Kwanzas está a dificultar a aceleração do desenvolvimento do país.