Encerra FMCA, Luanda vence prémio de melhor cidade

Encerra FMCA, Luanda vence prémio de melhor cidade

A Feira de Municípios e Cidades de Angola encerrou este domingo, Luanda foi a melhor Cidade.

Os restantes premiados foram o Ministério da Administração do Território, contemplado com o troféu “Melhor Representação Ministério”, o Governo da Lunda-Norte com “Melhor Representação Governo Provincial”, o município de Viana com “Melhor Representação Município”, a TAAG com “Melhor Participação Empresas Públicas”, a FV Kikolo com “Melhor Participação Empresas”, o Cunene com “Melhor Participação Cultura e Animação” e a província do Zaire com “Melhor Participação do Sector Produtivo”.
A primeira feira dos municípios e cidades decorreu em simultâneo com a segunda edição da Okavango Bolsa Internacional de Turismo de Angola. Foram exibidas e promovidas experiências e potencialidades económicas, sociais, culturais, turísticas, científicas e tecnológicas de 161 municípios das 18 províncias.
“A descentralização e a desconcentração dos serviços públicos para uma gestão mais autónoma a nível local e a participação dos cidadãos na promoção do desenvolvimento local, têm servido de mecanismos de boa governação e promovem o diálogo com os cidadãos”, disse Bornito de Sousa, ministro da Administração do Território. Bornito de Sousa anunciou que a feira passa a ser bienal.
Na Okavango  Bolsa Internacional de Turismo de Angola, a organização decidiu atribuir troféus a sete categorias. O júri considerou vencedor da classe “Melhor Participação Agência Viagem” a Valéria Tour, “Melhor Participação Companhia Aérea” a TAAG, “Melhor Participação Hoteleira” o Hotel Convenções de Talatona, “Melhor Participação Provincial” a Direcção de Hotelaria e Turismo da Lunda-Sul e “Melhor Participação Empresas” a TAAG.
O “Grande Prémio Okavango 2013” ficou com o Hotel Epic Sana Luanda e a São Tomé e Príncipe foi atribuído o troféu de “Melhor Participação Internacional”. Ao lado de São Tomé e Príncipe concorreu a Agência Viagens Bernatur (Brasil), a Tourism Board (Namíbia), a Neya Hotel (Portugal) e a Direcção de Turismo de São Tomé e Príncipe. Na Okavango Bolsa Internacional de Turismo de Angola estiveram 70 expositores em representação de sete países.
O ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, disse que a realização da BITUR 2013 em paralelo com a primeira Feira dos Municípios e Cidades de Angola “é uma saudável e feliz coincidência que demostra o esforço do Executivo em pensar global e agir local com os benefícios daí decorrentes para o turismo angolano”. O presidente da Feira Internacional de Luanda (FIL), Matos Cardoso, recordou que Angola necessita de investimento tecnológico e capital intensivo e estruturante, capaz de assegurar uma produtividade aceitável e uma melhor distribuição da riqueza nacional.