7ª Reunião da comissão económica aprecia projecto para cluster agro-industrial.

7ª Reunião da comissão económica aprecia projecto para cluster agro-industrial.

O cluster terá um període de 2013 a 2017, em Caxito província do Bengo.

A informação foi prestada à imprensa, no final da reunião ordinária da comissão do conselho de Ministros para economia real  realizada sob orientação do vice presidente Manuel Vicente, apresentada pela ministra da Indústria, Bernarda da Silva, que disse tratar-se de uma concentração de empresas relacionadas entre si, conformando um pólo produtivo especializado com vantagens competitivas.

Sobre a criação do cluster agro-industrial em Caxito, disse  a ministra que a região foi escolhida por reunir boas condições climáticas e de solos para a produção de produtos agrícolas em quantidade e qualidade considerável para abastecer a indústria nacional.

O facto dos empresários que desenvolvem a actividade agrícola no Bengo apresentar resultados animadores.

"Estamos a aprofundar os estudos e a preparar um plano de acção, para a criação desse cluster agro-industrial que, entre outros aspectos, vai contribuir no aumento da produção agrícola na região e melhorar o abastecimento dos produtos cultivados para a indústria de transformação e o mercado consumidor".

A ministra da Indústria informou que a criação de cluster agro-industrial, na província do Bengo, responde às exigências do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017.

Um cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas correlacionadas, numa zona geográfica relativamente definida, que conformam um pólo produtivo especializado com vantagens competitivas.