Kuanza estável a 3 anos

Kuanza estável a 3 anos

O governador do BNA, José de Lima Massano, indicou que nos últimos 36 meses o kwanza mantém-se estável em relação ao dólar e os factores monetários que mais influenciam o comportamento dos preços também estão controlados.

Em Setembro deste ano, a inflação homóloga nos últimos 12 meses era de 8,93 por cento, convergindo para o centro da meta de inflação de médio prazo, cujo intervalo se situa entre sete e nove por cento, o que também contribui para a redução do custo do crédito à economia.
O governador disse que o BNA vai prosseguir a missão de preservação da moeda nacional, visando a sua melhor contribuição na consolidação do quadro de estabilidade macroeconómica do país.
José Massano considera necessário um árduo trabalho na banca comercial, que deve ser intensificado a curto prazo, para que as estruturas de avaliação de risco possam ser melhor capacitadas tecnicamente e potenciadas com ferramentas de trabalho adequadas para se prestar melhor apoio na gestão do crédito e facilitar o aconselhamento aos operadores económicos que recorrem aos seus serviços.

Os indicadores do BNA garantem actualmente uma taxa de contas bancárias de perto de 50 por cento da população adulta, quase o dobro da média da África subsaariana. Ainda assim, a qualidade do serviço prestado pela banca angolana é permanentemente questionada pelos clientes e José Massano reconheceu já “quão difícil é manter um nível permanente da qualidade dos serviços em cada um dos cerca de 1.300 balcões da rede comercial bancária”. O certo é que a rede continua a crescer e a concorrência intensifica-se. Por isso, o governador do BNA acha que os bancos devem garantir um atendimento célere, eficiente e que vá de encontro às expectativas dos clientes, parceiros de negócio, que passe pelo aumento da organização, rigor e gestão da própria qualidade.