Inaugurado 1º PROPAGO no Bié

Inaugurado 1º PROPAGO no Bié

O primeiro Centro logístico e de distribuição de produtos agrícolas, foi inaugurado hoje no Chinguar província do Bié, e contou com as presenças ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira de Matos,  do governador Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, membros do Governo local , administradores municipais e população do Chinguar e de outras municipalidades.

A infraestrutura,  erguida numa área de 43 mil 901 metros quadrados, possui naves para conservação e congelação de produtos, laboratório de controlo de qualidade, áreas administrativas, silos para grãos, armazéns, área de apoio, manutenção e armazenamento de equipamento e outros compartimentos.

Com vista a garantir a funcionalidade do empreendimento, foi colocado um grupo gerador e um reservatório de água para incendio com capacidade de 144 metros cúbicos, entre outros acessórios essenciais.  

A infraestrutura foi construída no âmbito do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuários (PAPAGRO) do Governo angolano, que visa contribuir  para a redução das assimetrias no desenvolvimento socioeconómico das regiões e da população.

A ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira de Matos, informou que serão construídos  mais  três centros na província do Bié, nos municípios do Andulo, Camacupa e Kuito.

O governador do Bié, Boavida Neto, Considerou que o empreendimento é de capital importância, permitirá a conservação e escoamento dos produtos agrícolas, ao mesmo tempo que vai contribuir para  maior valorização  da actividade dos camponeses, facilitando deste modo a venda de produtos a preços justos,  segundo a qualidade e exigência do mercado.