30 bilhões é o valor de financiamento do Angola Investe

30 bilhões é o valor de financiamento do Angola Investe

Criado a 2 anos é o maior programa de fomento de crédito em financiamento aprovado e com abrangência nacional ao financiar projectos em 16 das 18 províncias do País.

A informação consta do balanço anual realizado sexta-feira última pelo Ministério da Economia com os bancos comerciais envolvidos no projecto.

Os participantes do encontro concluíram que o programa representa um contributo significativo para a diversificação da economia e a geração de emprego em todo o país.

Durante a reunião, os presidentes dos bancos comerciais sublinharam a importância do programa em disponibilizar crédito ao sector produtivo da economia durante 2013.

Foi também identificada a qualidade e real viabilidade dos projectos recebidos como principal desafio à concessão de crédito, e também foi enfatizado o compromisso conjunto do Ministério da Economia e dos bancos em continuar a trabalhar para formar um tecido empresarial cada vez mais robusto.

O acto contou com a participação do Ministro da Economia, Abrahão Gourgel, e do Secretário de Estado do Tesouro em representação do Ministro das Finanças, bem como dos presidentes dos conselhos de administração dos principais bancos comerciais.

Neste contexto, as perspectivas para 2014 foram consideradas boas,

porquanto os ministérios da Economia e das Finanças reiteraram o empenho do Executivo na continuação do programa, e os bancos aderentes declararam ter por objectivo a dinamização da concessão de financiamentos a um ritmo cada vez

mais acelerado, mas mantendo o grau de exigência suficiente para tornar cada vez mais elevada a taxa de sucesso dos projectos e mais baixos os níveis de crédito mal-parado.

O Angola Investe, programa criado pelo Executivo angolano, é uma iniciativa que visa o fomento da actividade produtiva, através do apoio das micro, pequenas e médias empresas.