Minas paralisadas entraram em funcionamento

Minas paralisadas entraram em funcionamento

A Endiama EP, esta a trabalhar no sentido de por em funcionamento as minas do Shiri, Sangamina, Camafuca e Camazambo por tratar-se de Kimberlits cujas reservas estão provadas, consideraram o PCA António Carlos Sumbula.

O responsável falava ao intervir no acto de comemoração do  33º aniversário da empresa,  Carlos  Sumbula referiu que  devido  as circunstâncias do mercado internacional,  a empresa  nunca tinha conseguido  encontrar o ponto de equilíbrio que  permitisse  fazer que estes kimberlitos fossem viáveis.

Relativamente ao trabalho desenvolvido com  a multinacional  russa  Alrosa,  o PCA da Endiama informou  que  depois de todos os estudos feitos  concluiu-se  que  os diamantes  aluvionares produzidos  no país durante 100 anos  são provenientes de kimberlitos por descobrir,  enquanto apenas dez porcento de diamantes produzidos no mesmo período vieram de kimberlitos conhecidos.

Em relação à  actividade extractiva da empresa, referiu que  a Endiama  conseguiu  pôr em funcionamento  uma boa parte das minas que paralisaram durante o período de crise,  nomeadamente a mina de Cambange ,  ex Luarica e  o Calonda,  enquanto  o Luchinge e Fucauma a fase de arranque está no bom ritmo. Acrescentou  que na Lunda Sul foi descoberta  uma pequena  mina, o Tchege.

Em relação à exploraçao  artesanal,  informou que a empresa  distribuiu  senhas mineiras nas províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e  Moxico. Colhendo experiência  da província do Bié , Carlos Sumbula é de opinião  que  seria bom introduzir na exploração  artesanal o conceito de actividade semi-industrial, adiantando ser um aspecto que está  em estudo.