Sonangol diz ter recuperado embarcação desviada

Sonangol diz ter recuperado embarcação desviada

O navio Kerala, ao serviço da Sonangol, desviado no dia 18 de Janeiro, de Luanda para nigeria, já se encontra em território nacional, com 78 % da mercadoria que transportava e toda ela deteriorada.

Esta informação foi prestada em conferencia de imprensa, esta terça feira, pela administradora da Sociedade Nacional de Combustivel de Angola E.P, Anabela Fonseca, acrescentando que o resgate do referido navio-tanque resultou de uma operação conjunta entre os governos de Angola, do Gana e da Nigéria, e que o mesmo está neste momento à disposição da Sonangol E.P para a remoção do remanescente do produto.

A responsável pela área de Activos e Investimentos Internacionais da petrolífera explicou que a embarcação transportava à bordo 120 toneladas de gasóleo, já sem aproveitamento, porque misturou-se com água, e que após ao descarregamento total dos 78 porcento do resto do produto será entregue às autoridades judiciais angolanas para investigação.

“Numa operação em colaboração com os Governos do Gana e da Nigéria foi possível resgatar o navio e trazê-lo para Luanda. Neste momento ele está sob custódia das autoridades angolanas. Na segunda-feira foi entregue à Sonangol para se proceder à descarga do remanescente do produto para posteriormente ser devolvido às autoridades competentes nacionais”, esclarecendo que o navio regressou ao país com 108 mil toneladas de mercadoria e que em território nigeriano foram “açambarcados” 12 mil toneladas da carga, correspondentes a quase oito milhões dólares (cerca de 800 milhões de kwanzas).

De recordar que neste 25 de fevereiro a Sonangol, completou 38 de existência.