Presidente de fundo agrícola visita Angola

Presidente de fundo agrícola visita Angola

O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) , esta em Angola desde esta quarta feira até a próxima sexta-feira, onde vai analisar com membros do Executivo questões ligadas aos projectos financiados pelo Fundo no país.

Kanayo Nwanze foi recebido pelo ministro da Agricultura,    Afonso Canga, com quem discute o papel dos pequenos agricultores na segurança alimentar de Angola, as mudanças climáticas e as oportunidades que a agricultura pode trazer às mulheres e jovens das zonas rurais e visita um designado Projecto de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado (MOSAP), apoiado pelo FIDA.
O MOSAP, destinado a aumentar a produção agrícola de pequenos agricultores do Bié, Huambo e Malanje e que beneficia mais de 126 mil famílias, é financiado pelos governos de Angola e Japão e pelo Banco Mundial. O FIDA, que também financia um novo programa de pesca artesanal e de aquicultura, que foi concebido no quadro dos esforços de redução da pobreza, já apoiou outros projectos em Angola que beneficiaram 185.800 famílias, entre os quais o PRODECA,   no sector da agricultura em Malanje, e o PEZNORTE, e o de pesca artesanal no Zaire.
Em fase final de elaboração está o projecto de apoio à pesca artesanal e aquacultura em Malanje, Luanda, Bengo e Cuanza Norte.
O FIDA ajuda a população mais desfavorecida das áreas rurais a cultivar e a vender mais alimentos.
Kanayo Nwanze foi eleito em 2009 presidente do FIDA e reeleito em Fevereiro por mais quatro anos.
Angola ocupa a vice-presidência do FIDA por um período de dois anos desde a reunião do Conselho de Governadores realizada em Fevereiro, em Roma.
O ministro da Agricultura, Afonso Canga, que representa Angola naquele órgão, partilha o cargo com o representante da Suíça.